1992 – Ténis de Mesa conquista Taça de Portugal em ambos os sexos

31 de Maio de 1992. Este foi mais um grande dia para o Ténis de Mesa do Sporting. Na Taça de Portugal (em masculinos), o Sporting ganhou mais um troféu após ter derrotado o Casa Pia (3-0), o São Roque (3-1), e na final o Benfica por 3-1. Chen Shi-Chao e Pedro Miguel estiveram em grande evidência, tal como Nuno Dias.

Na prova feminina o Sporting também venceu, com Luísa Lopes, Margarida Lopes e Cidália Cristelo. A “vítima” foi o Vitória de Setúbal.

Esta foi a 20ª Taça para os homens e a 14ª para a senhoras.

Na foto, a equipa masculina dessa temporada: Nuno Dias, Chen Shi-Chao, Pedro Miguel e Paulo Fernandes.

Post to Twitter

2 Comments

  1. Antes de mais, obrigado pelas suas simpáticas palavras. Na verdade, este site e as informações nele contidas são fruto de uma imensa pesquisa feita em periódicos da altura, e não baseados em informações avulsas que se possa colher na Internet – onde um erro publicado em qualquer lado por vezes é repetido até à exaustão. Já nos tínhamos apercebido da contradição na contagem entre as Taças de Portugal que o Sporting conquistou (tanto em masculinos como femininos) com as que são veiculadas por diversos orgãos actualmente. No entanto, fazemos prevalecer aquilo que colhemos na nossa pesquisa. Na realidade, por exemplo, o Sporting conquistou a sua 1ª Taça de Portugal de Ténis de Mesa em 8 de Julho de 1956 frente ao Estrela e Vigorosa, com uma vitória por 3-2, tendo alinhado António Osório e Sebastião de Carvalho, 2 dos grandes mesa-tenistas da História do Sporting. No entanto, no site do Sporting, são contabilizadas as vitórias nessa competição apenas a partir de 1967, altura em que o Ténis de Mesa leonino venceu a sua 6ª Taça de Portugal… Provavelmente alguém decidiu que só a partir de 1967 a prova se tornou oficial, mas a verdade é que, já desde 1956 que essa prova se disputa e não encontrámos em lado algum nenhuma indicação de que a prova a partir de 1956 não fosse oficial… Por outro lado, no site da Federação Portuguesa de Ténis de Mesa também não há qualquer informação que possa contrariar os nossos dados. Por isso, caro Henrique Salgado, em 1992 o Sporting conquistou a sua 20ª Taça de Portugal em masculinos, mantemos essa convicção, a menos que encontremos alguma informação oficial que o contrarie, e que explique o porquê de não contarem os títulos desde 1956… Saudações Leoninas:)

  2. Este site é fabuloso… então, falar tanto de Ténis de Mesa, destacando (obviamente) o Grande Pedro MIguel (uma das minhas fortes referências do Sporting CP, nas décadas de 80 e 90!!!), é excelente.

    Ora bem, o texto deve ter uma imprecisão…
    …em 1992, os Homens não podem ter ganho a 20ª Taça de Portugal…
    …há 1 mês, o Clube ganhou a 21ª, em Masculinos…
    …aquela deve ter sido a 20ª edição da prova…
    …por curiosidade, actualmente, o Ranking está assim ordenado:

    SCP 21
    São Roque 7
    lamps 5
    Est. Amadora 4
    Palmeiras LC 2
    Novelense 1
    Toledos 1
    CPN 1
    Clube Philips 1

    Abraço.
    Saudações Leoninas.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.