1971 – O 1º Tri-Campeonato para o Andebol do Sporting

19 de Junho de 1971. Neste dia o Sporting conquistou o seu 8º título nacional de Andebol, o 1º Tri-Campeonato da sua História, após uma finalíssima com o FC Porto na qual triunfou por 16-9.  O jogo, empolgante, foi disputado no pavilhão gimnodesportivo de Viseu perante mais de 1.500 pessoas.

O Sporting tinha a fama de decidir as partidas por rasgos individuais das suas melhores vedetas, mas desta vez a equipa funcionou como um verdadeiro bloco que regalou os olhos de qualquer amante da modalidade. A emoção fora e dentro do recinto foi extraordinária. Os nortenhos ainda conseguiram equilibrar no 1º quarto-de-hora, mas a partir daí os campeões abalaram para uma exibição irresistível, chegando ao intervalo a vencer por 10-6.

Na 2ª parte o marcador só voltou a funcionar quase ao quarto-de-hora (!) tal era a disputa no rinque, mas com grande determinação os sportinguistas acabaram por ampliar, pouco a pouco, o seu triunfo. O guarda-redes Bessone terá sido o homem do jogo desta final, dando uma confiança impressionante aos seus companheiros.

Matos Moura, o técnico leonino, afirmou no final: “Fomos dignos vencedores, mas tivemos um adversário que valorizou muito a nossa vitória. O nervosismo de alguns jogadores prejudicou um pouco o trabalho dos árbitros (José Cortez e António Albuquerque, de Coimbra), mas tudo acabou em bem. A equipa campeã: Bessone; Mesquita, Carlos Correia, Mendes (1), Manuel Marques (6), Luís António (6), Brito (3), Armando, Sacadura, Adão e Alfredo.

Na foto, os campeões – de cima para baixo e da esquerda para a direita: Bessone Basto, Luis António, Manuel Marques, Adriano Mesquita, Carlos Correia, Luis Sacadura, José Luis e Carlos Silva; Ramiro Pinheiro, Alfredo Pinheiro, Moisés Santos, Armando Duarte, Manuel Brito, Frederico Adão e José Mendes Carvalho.

Outros atletas participaram no Campeonato Nacional: António Marques, Miranda Dias e Pedro Feist.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.