De Wilde – Um dos melhores belgas de sempre, na baliza do Sporting

Filip Alfons Annie de Wilde nasceu a 5 de Julho de 1964 em Zelle – Bélgica. Com apenas 9 anos começou a jogar Futebol no clube da sua terra, o Eendracht Zele. Em 1980 passou a alinhar num clube de maior projeção, o Beveren, mas foi no Anderlecht, a partir de 1987 que atingiu um grande estatuto no seu país.

Chegou ao Sporting no Verão de 1996 (proveniente do Anderlecht), constituindo uma aposta do treinador leonino, o seu compatriota Robert Waseige, que afirmou que os leões ficavam assim servidos com um super guarda-redes – que na altura era também o titular da Seleção da Bélgica.

Estreou-se oficialmente a 23 de Agosto, na Maia, frente ao Sporting de Espinho (triunfo por 3-1) na 1ª jornada do Campeonato Nacional. Nessa 1ª temporada em Alvalade relegou Costinha e Tiago para um plano completamente secundário, alinhando em 38 dos 43 jogos da equipa.

A temporada seguinte foi tumultuosa para os leões, que conheceram 4 treinadores! Os maus resultados sucederam-se e, tendo começado a época como titular, De Wilde alinhou pela última vez a 4 de Fevereiro de 1998 numa derrota em Braga para a Taça de Portugal por 3-1. A partir daí o treinador Carlos Manuel apostou em Tiago, pelo que De Wilde acabou por regressar, em Março, ao Anderlecht, com vista a jogar e marcar presença no Mundial que se aproximava.

Fez um total de 67 jogos oficiais pelos leões, sofrendo 49 golos. Estes números fazem dele o 6º guardião mais difícil de bater (ou seja, com média mais baixa de golos sofridos) da História do Futebol leonino.  Foi um guarda-redes que deixou bom cartel no Sporting pela sua frieza e agilidade. Ainda assim, nos momentos decisivos, nem sempre respondeu à altura.

No Anderlecht voltou a ganhar vários títulos. Passou ainda pela Austria (Sturm Graz, em 2003/04) para regressar no ano seguinte ao seu país, onde jogou ainda no Lokeren e Geel (onte terminou a carreira em 2004/05).

Foi 33 vezes internacional, tendo marcado presença nos Mundiais de 1990, 1994 e 1998 e no Europeu de 2000.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.