Kostov – Centrocampista experiente e completo

Vânio Kostov nasceu a 7 de Setembro de 1955 em Burgas – Bulgária. Fizera toda a carreira no Slavia de Sofia (onde ganhou duas taças do seu país) quando chegou ao Sporting no Verão de 1982 (a contratação mais sonante desse defeso) numa altura em que era o capitão da seleção búlgara e na ressaca duma excelente temporada dos leões.

Um dos aspetos curiosos do seu percurso em Portugal teve a ver com um casamento fictício para que fosse naturalizado à pressa devido ao limite de estrangeiros. Segundo consta o presidente João Rocha tratou de tudo com a eficácia habitual.

Estreou-se oficialmente (com o treinador António Oliveira) a 9 de Outubro de 1982 numa derrota por 2-1 em Braga na 1ª mão da Supertaça. Marcou pela 1ª vez a 7 de Novembro numa receção à União de Leiria para a Taça de Portugal (4-0). Nessa 1ª temporada no Sporting não foi um titular indiscutível mas, ainda assim, acumulou 29 presenças e 3 golos, ajudando a ganhar a Supertaça.

Na época seguinte, com Jozef Venglos, esteve em bom plano, assumindo-se como “patrão” do meio-campo sportinguista. Coletivamente não houve triunfos, mas o búlgaro esteve indiscutivelmente em destaque, atuando em 37 partidas e marcando 7 golos, um dos quais a 13 de Maio de 1984 num empate na Luz a uma bola, e que seria o seu último golo de verde e branco.

Para 1984/85 chegou o técnico galês John Toshack e Kostov “desapareceu” da equipa. Fez apenas 3 jogos, o último dos quais a 26 de Maio de 1985 (na Luz) numa derrota por 3-1 com o Benfica.

Esteve um total de 3 épocas no Sporting realizando 69 jogos oficiais e marcando 10 golos. Ganhou uma Supertaça. Apesar de não ter deslumbrado no tempo em que equipou de verde e branco, foi um centrocampista de bons recursos, com boa técnica, muita experiência, visão de jogo e disponibilidade física.

Depois jogou no Belenenses e terminou a carreira em 1988 no Sporting Farense. Foi 18 vezes internacional pela Bulgária.

Mais tarde tornou-se empresário de futebolistas e outro aspeto curioso tem a ver com o facto de ser pai duma das modelos mais conhecidas de Portugal – Sara Kostov.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.