1942 – Recorde nacional – A maior goleada no Campeonato Nacional e 9 golos de um só jogador

22 de Fevereiro de 1942. O Leça não era propriamente um “bombo da festa”. Entre 12 equipas estava classificado no 7º lugar com os mesmos pontos do 6º, o FC Porto. Na semana anterior havia imposto um empate ao Belenenses a uma bola, mas naquela tarde, no Lumiar, o Sporting, que liderava o campeonato (embora em igualdade pontual com Barreirense, Benfica e Académica) esteve completamente irresistível.

Sob o comando de  Jozef Szabo os leões alinharam com: Azevedo; Rui Araújo e Álvaro Cardoso; Paciência, Daniel e Manecas; Mourão, Soeiro, Peyroteo, Canário e João Cruz.

O Sporting bateu 2 recordes que perduram. Venceu por 14-0 e Peyroteo (foto de arquivo) fez 9 golos! O emblema de Alvalade jogou e ganhou como quis e teria feito mais golos se o árbitro com intervenções inoportunas não tivesse cortado algumas jogadas. Os leceiros conservaram do 1º ao último minuto um porte irrepreensível, reconhecendo desportivamente a superioridade adversária e não recorrendo a caminhos dúbios (leia-se violência) tão em voga por estes dias. O Sporting começou e acabou o desafio com golos, e pelo meio fez… golos.

O campo do Lumiar estava em mau estado, com água e lama, e a chuva que caiu durante quase todos os 90 minutos foi um tormento. Houve belos lances de jogo conduzidos pelo ataque leonino. As fintas de João Cruz, os toques de Mourão, os esforços constantes de Soeiro, as iniciativas de Peyroteo e as “infelicidades” de Canário, que sem jogar mal, foi de longe o menos hábil dos 5 atacantes.

No 1º minuto Soeiro abriu o ativo com um remate forte de longe. Fiado no golpe de vista o guardião matosinhense (Jaguaré – que jogara no Sporting anos antes) deixou passar… a bola bateu no poste e entrou. No minuto seguinte, sem apelo, Peyroteo fez o 2-0 e o 1º da sua (extensa) conta pessoal. Aos 10 minutos o avançado-centro fez 3-0 após um falhanço de Soeiro. Após diversas oportunidades perdidas (por infelizes intervenções do árbitro, pelos longos braços de Jaguaré ou mesmo por falta de perícia), lá chegou o 4-0, na sequência dum canto, aos 22 minutos, por Peyroteo. 8 minutos depois Soeiro fez 5-0 a concluir centro de Mourão e aos 35 Peyroteo fez o golo meia-dúzia após excelente trabalho de João Cruz. Até ao intervalo não houve mais golos (validados) apesar de um tento mal anulado a Peyroteo e um penalty não assinalado sobre João Cruz…

Recomeçou o desafio e recomeçaram os golos. Aos 47 minutos Peyroteo fez 7-0 após jogada entre Mourão e Soeiro. Aos 51 surgiu o 8-0 após assistência de Mourão a Peyroteo. Mais um curto período e lá chegou o 9º, de novo por Peyroteo, após excelente rotação do ariete sportinguista e remate fortíssimo. A remate estrondoso de Daniel (que derrubaria qualquer oposição) surgiu o 10-0, para aos 71 minutos aparecer o 11º, por Canário. Mourão ainda atirou ao poste, e após nova jogada entre Mourão e Soeiro, Peyroteo chegou à dúzia. Cardoso, com um pontapé de longe – no qual Jaguaré calculou mal a trajetória da bola fez o 13-0 e Peyroteo fechou a conta no último minuto.

Segundo os Jornal “Os Sports”: “Todos os sportinguistas jogaram bem, sendo de realçar os progressos patenteados por Daniel e claro, os 9 golos de Peyroteo!”

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.