Gabriel António Sousa Cardoso nasceu a 4 de Outubro de 1930 no Porto. Depois de se destacar no Leixões, alinhou 4 épocas no Braga, onde despertou o interesse dos principais clubes portugueses. Foi o Sporting a ganhar a “luta”, e Gabriel chegou ao Alvalade no Verão de 1956 por 340 contos – 70 para o futebolista.

Estreou-se oficialmente a 16 de Setembro num empate na Luz para o Campeonato (1-1). Marcou o 1º golo a 7 de Outubro numa goleada ao Sporting da Covilhã (7-1).

O seu dia mais fulgurante ao serviço do Sporting terá sido a 3 de Fevereiro de 1957, numa tarde em que o Sporting perdia ao intervalo no Restelo por 2-0 (numa altura em que o Belenenses ainda era visto como um “grande”) e terminou empatado a duas bolas com 2 golos seus.

A 17 de Março de 1957 marcou pela última vez, numa derrota por 2-1 no terreno do Barreirense. A partida derradeira fê-la a 25 de Abril, e resultou num empate no Alvalade frente ao Vitória de Setúbal (0-0) para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

Normalmente alinhava como interior-direito, e a concorrência de Vasques ainda era muito feroz. Embora tenha dado boa conta de si, esteve apenas uma época no Alvalade, tendo realizado 17 jogos oficiais e marcado 9 golos.

No ano seguinte foi Campeão Nacional da 2ª divisão pelo Sporting da Covilhã, clube onde depois fez vários anos no principal escalão do nosso futebol.

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.