2017 – 2ª Taça Challenge para o nosso Andebol com triunfo claro sobre romenos

27 de Maio de 2017. A equipa de Andebol do Sporting CP deslocou-se este sábado à Roménia para bater o Potaissa Turda por 30-24 e selar a conquista da Taça Challenge. Mesmo com 9 golos de vantagem na bagagem, amealhados em Lisboa (37-28), a formação leonina rubricou um excelente jogo, somando o 25.º título europeu do Clube e o 2º nesta modalidade.

Mais experientes e controlados do ponto de vista emocional, os jogadores às ordens de Hugo Canela aguentaram as investidas do adversário nos minutos iniciais e cumpriram, de forma inteligente, a estratégia planeada. Com Matej Asanin em grande entre os postes, os leões chegaram ao intervalo já a vencer – 9-13.

De nada valeu aos romenos o apoio (bastante ruidoso, diga-se) de cerca de 2.000 adeptos, já que Ivan Nikcevik, Bozovic e Portela estiveram endiabrados. Após uma fase inicial mais dividida, o 2º tempo acabou por permitir ao Sporting CP a fuga no marcador, fruto da sua maturidade competitiva. O melhor que o Potaissa Turda conseguiu foi reduzir a desvantagem para 2 golos (14-16), tendo os leões optado por gerir a diferença até final, que acabou por ficar selada em 24-30. Depois houve festa rija verde e branca no pavilhão Horia Demian.

O Sporting apresentou-se nesta partida com:  Matej Asanin (1) e Cudic; Zabic (3), Pedro Portela (3), Kopco (1), Bosko Bjelanovic, Claudio Pedroso, Carlos Ruesga (1), Frankis Carol, Carlos Carneiro (1), Francisco Tavares (1), Edmilson Araújo (2), Bruno Gaspar (3), Nikcevic (6), João Pinto (2) e Bozovic (6).

O treinador Hugo Canela não poupou nos elogios ao plantel verde e branco. “Os jogadores tiveram uma intensidade fantástica, apesar de o Potaissa Turda ter um apoio imenso neste pavilhão. Estamos muito fortes e fomos muito competentes (…) Este troféu sabe ao primeiro de 3 objetivos que tínhamos para este ano. É uma alegria imensa. Fantástico mesmo, ganhar um título assim no meu primeiro ano como treinador, com uma equipa espetacular. Agradeço ao Presidente Bruno de Carvalho pelo que fez por nós durante esta viagem (…) Isto não se faz sozinhos. Não posso deixar de agradecer aos jogadores que não vieram, como o Pedro Solha e o Oneto, que estão lesionados… o Manuel Gaspar, um junior que nos tem acompanhado imenso… e também, como é lógico, ao Jorge Sousa, o nosso diretor [ausente por motivos de saúde]. Obrigado, Jorge, pela confiança que nos deste, pela equipa que montaste e parabéns pelo título, que também é teu. Por último, quero agradecer à minha esposa. Sem as nossas mulheres não era possível estarmos aqui”.

“A equipa está de parabéns!”. Estas foram as primeiras palavras do capitão Carlos Carneiro. “Este era um dos objetivos no início da época. Nem tudo correu da forma como desejávamos, no entanto estamos nesta fase final dentro de todos os objetivos. Realmente, fizemos um jogo bastante inteligente, em que gerimos o ritmo e o resultado. Acabámos por ganhar os 2 jogos da final e terminámos a prova 100% vitoriosos (…) Foi especial. Este é um troféu que me faltava no palmarés. Como capitão, sinto-me orgulhoso. Este é um grupo que, do aspeto humano, é fantástico, tem muita qualidade e está a ter bons rendimentos. Merecemos pelo trabalho que temos feito. Esta é a prova de que merecemos o apoio dos Sportinguistas. Estamos sempre prontos para a disputa de qualquer troféu. Festejámos um bocadinho, mas agora já temos a cabeça focada no jogo de quarta-feira [frente ao Benfica]”, frisou, apontando assim a mira ao último duelo do campeonato, frente aos encarnados (…) Aproveito para dedicar esta vitória a várias pessoas que, infelizmente, não conseguiram estar presentes. O nosso diretor Jorge Sousa, os atletas Pedro Solha e Oneto – pessoas que fazem parte do grupo mas que não deram o seu contributo hoje, mas fazem parte desta vitória. Quero também agradecer ao Presidente por acreditar sempre em nós. Esta viagem demonstrou isso, sempre preocupado com todas as questões que envolviam a equipa. Merece esta vitória e quarta-feira vamos tentar dar-lhe mais uma alegria. As vitórias trazem sempre mais confiança e este não é um triunfo qualquer (…) Que os Sportinguistas nos continuem a apoiar. É com eles que nos sentimos muito mais fortes e protegidos. Queremos conquistar este troféu [campeonato] que nos falha há 16 anos”, concluiu.

O Presidente Bruno Carvalho estava felicíssimo: “Esta é uma vitória de 3,5 milhões de sportinguistas, que estão felizes com esta conquista. É para isso que nós trabalhamos. O nosso Andebol já merecia esta taça. Agora, é tempo de comemorar, mas daqui a umas horas já temos de começar a pensar no jogo de quarta-feira [última jornada do campeonato frente ao Benfica] – no Sporting tem de ser assim. Vamos no 25.º título europeu para o Clube e é uma enorme felicidade ver a cara dos jogadores e dos adeptos. É desta forma que vamos continuar a trabalhar (…) Apesar de a certa altura os jogadores já pensarem que o jogo estava ganho, devido à diferença que conseguimos em Lisboa [9 golos], nunca baixaram os braços. Tiveram uma atitude fantástica. É este o ADN do Sporting: querer vencer sempre e nunca dar nada por garantido. Se podemos ganhar por 20, não vamos ganhar por 5. Há que lutar até à exaustão, que foi o que eles fizeram. Estou extremamente satisfeito, porque este é o tal Sporting da exigência e da cultura de campeão, que temos que construir em conjunto”, frisou. Esta foi a 3ª conquista europeia do Presidente leonino em 4 anos “É mais uma conquista, tendo em conta que ainda temos competições a decorrer. Espero ainda dar muitas mais alegrias aos sportinguistas. Uma delas já quarta-feira. É para isto que cá estamos. A única forma de me sentir alegre é quando vejo os sportinguistas felizes”, concluiu.

A chegada a Portugal foi emocionante: “Parabéns, a taça é nossa!”. Uma frase repetida inúmeras vezes desde o Aeroporto de Figo Maduro e Alvalade, onde os jogadores foram ovacionados por sócios e adeptos, que fizeram questão de acarinhar os leões depois da conquista da competição. Logo à chegada a Lisboa a formação verde e branca começou por ter uma visita especial – Apoiado por duas canadianas, Pedro Solha, que sofreu recentemente uma rotura do tendão de Aquiles, aguardou pacientemente pelos seus colegas, após o desembarque do avião, junto ao autocarro do Clube, que os iria transportar até ao reino do leão. Um a um, todos fizeram questão de saudar o ponta-esquerda, emocionados com a sua atitude – a mesma que saudaram logo a seguir, à saída do aeroporto, quando começaram as primeiras manifestações de apoio e agradecimento por parte dos sportinguistas, que com cachecóis ao pescoço e as gargantas bem afinadas, deram um autêntico festival. Nenhum jogador ficou indiferente, recorrendo prontamente aos telemóveis para registar o momento (único, diga-se) para a posterioridade. “Allez Sporting Alleeeeezzzzzz, allez Sporting Allleeeeeeezzzzzz”, gritavam a plenos pulmões, já em Alvalade, onde teve lugar a festa leonina. Escudados pelo troféu da Challenge, a comitiva leonina festejou a conquista juntamente com os adeptos. Euforia e felicidade rivalizaram na luta pela palavra de ordem. “As pessoas cada vez mais têm esta noção de que quando o Sporting CP tem esta cultura de exigência consegue e vence. São 4 anos de mandato, são 3 taças europeias em 3 modalidadess distintas. É isso que as modalidades querem, ser tratadas de forma igual e ter o mesmo nível de exigência, pois são profissionais. Eles gostam e querem, trabalharam muito bem, foram apoiados, mas não pararam, mesmo que o jogo já estivesse ganho. Isso chama-se exigência e os adeptos queriam que o Sporting CP marcasse. Eles de “meninos” têm pouco, são homens. Mostraram que são fantásticos!”, afirmou o Presidente Bruno de Carvalho, perante a euforia dos Sportinguistas, que não se cansaram de ‘mimar’ a equipa de andebol.

Recorde-se que o Sporting CP pode sagrar-se campeão nacional de andebol frente ao Benfica, na próxima quarta-feira, à passagem pela última (e decisiva) jornada do campeonato.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.