20 de Março de 1991. Único representante que restava entre as equipas portuguesas na Europa do Futebol, o Sporting recebeu o Bolonha em jogo a contar para a 2ª mão dos quartos-de-final da Taça UEFA após um empate 1-1 em Itália. Comandados por Marinho Peres, os leões alinharam com: Ivkovic; Carlos Xavier, Luizinho, Venâncio e Leal; Oceano; Litos (Mário Jorge 85), Douglas (Careca 82) e Filipe; Gomes e Cadete.

O Sporting entrou a jogar com grande pendor ofensivo. Filipe marcou um belo golo logo nos primeiros minutos mas o árbitro francês Joel Quiniou anulou-o por fora de jogo posicional de Cadete. Os leões continuaram a porfiar e a criar oportunidades e, pouco depois, após um canto, Leal rematou à meia volta com espetáculo mas o guardião italiano executou uma bela defesa.

Aos 19 minutos Douglas saiu com a bola (ele era o “patrão” do meio campo sportinguista), abriu em Carlos Xavier na direita e este, com um cruzamento largo para a área, encontrou a cabeça de Cadete que fez o 1-0. Poucos minutos se passaram e Carlos Xavier atirou ao poste num livre indireto dentro da área transalpina. Nos últimos minutos da 1ª parte os italianos tiveram o seu melhor período, mas Leal numa ocasião e Carlos Xavier noutra “salvaram” os leões. Entretanto, antes do descanso, Cadete (por duas vezes) e Leal estiveram perto de aumentar a contagem.

Na 2ª parte o Sporting continuou à procura do golo, mas Cadete (muito solicitado) não estava em dia de grande inspiração. Aos 79 minutos Filipe (na foto) trocou muito bem com Litos, recebeu mais à frente e sofreu grande penalidade. Na conversão Gomes enganou Valleriani – era o 2-0 e o Sporting chegava com toda a classe às meias-finais da Taça UEFA.

No final António Dominguez, treinador adjunto de Marinho Peres, afirmou: “Agora queremos o Roma, para vingar o Benfica”. O presidente Sousa Cintra, eufórico, referiu ao jornal italiano “Il Giorno”: “O meu clube é jovem e invencível. O Sporting é o melhor clube de Portugal. Bateremos o Inter e disputaremos a final com a AS Roma”. Os jornalistas italianos não se cansaram de escrever que o bi-“Bota de Ouro” a quem Ivic passara “certidão de óbito” continuava em grande plano.

Este foi o 133º jogo do Sporting nas Competições Europeias, no qual alcançou a sua 57ª vitória.

vídeo

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.