11 de Junho de 2023. A equipa feminina de Ténis de Mesa do Sporting CP garantiu, este domingo, a conquista do Campeonato Nacional depois de bater o CTM Mirandela por 3-2 no 3º e último jogo da final, disputado em terreno adversário.

Este é o 15.º Campeonato Nacional conquistado pelas leoas (o último tinha sido em 2019). E foi preciso dar tudo por tudo e alcançar os limites para que a equipa orientada por Marco Rodrigues vencesse em Mirandela diante do emblema que acabou em 1º lugar na fase regular.

Depois de perder o jogo de pares logo a abrir a final, a formação verde e branca deu a volta à decisão graças às prestações individuais de Anna Hursey e, sobretudo, de Galia Dvorak. A espanhola venceu o jogo que deu o 2-1 e, mais tarde, foi a responsável por assegurar o Campeonato no 5º e último set.

Num jogo inaugural de pares muito equilibrado e que durou mais de 50 minutos, as jovens leoas Anna Hursey e Patrícia Santos até começaram melhor (11-9, 10-12, 16-14), porém, na parte final, foi a dupla composta por Annamaria Erdelyi e Matilde Pinto a levar a melhor (11-2, 11-6), selando o 1-0 para o CTM Mirandela.

Tal como no duelo de véspera, o Sporting CP partiu obrigado a correr atrás do resultado. Para isso, a internacional galesa Anna Hursey, de 16 anos, ficou na mesa para enfrentar Inês Matos e deu uma grande resposta com um incontestável 3-0. Depois de ter vencido por 11-9 e 11-6, a mesatenista verde e branca fechou o set com uma recuperação meritória, transformando um 7-10 num 12-10. Tudo empatado e estava relançada a discussão do título!

Seguiu-se então um embate entre a experiente Galia Dvorak, do Sporting CP, e Annamaria Erdelyi, do CTM Mirandela. Numa verdadeira batalha disputada ao limite, sobreviveu quem errou menos, e foi a atleta espanhola do Sporting CP. Triunfos por 11-9, 11-7 e 11-6 resultaram na reviravolta – o Sporting estava à frente por 2-1!

A frieza de Galia Dvorak – jogadora campeã em Espanha e na Grécia – deixou assim o título nacional a uma vitória de distância para o Sporting CP, ficando Patrícia Santos com a responsabilidade de tentar garantir logo a conquista. Contudo, pela frente teve Matilde Pinto, que fez 11-9 e 11-5. Patrícia (de 18 anos, e no Sporting desde 2012) ainda venceu um set por 11-8, mas depois perdeu por 11-7.

Tudo ficou então para decidir no 5º e último jogo da final, onde Galia Dvorak e Inês Matos foram as protagonistas de uma história que acabou com final feliz para o Sporting CP. Mais uma vez, a mesa-tenista espanhola assinou uma exibição irrepreensível vencendo por 12-10-12-10 e 11-5 fechando assim as contas para alcançar o troféu. O título feminino está de volta ao Alvalade e as Leoas voltam a reinar no Ténis de Mesa português!

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.