22 de Junho de 2024. A equipa principal masculina de Ténis de Mesa do Sporting CP sagrou-se Eneacampeã Nacional (!) este sábado à tarde, depois de ter vencido de novo o GDCS Juncal por 3-0, agora no 2º e último jogo da final dos play-offs do Campeonato Nacional.
É o 41.º título nacional do rico palmarés verde e branco e o 9º consecutivo, que encerra mais uma época perfeita – só com vitórias – dos leões de Chen Shi Chao.
Pela 3ª temporada seguida, o Sporting CP faz o pleno de troféus em Portugal, arrecadando a Supertaça, a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional.
Depois da vitória nos Açores há uma semana, os pupilos de Chen Shi Chao voltaram a cumprir a missão sem sobressaltos, desta vez em casa, no Multidesportivo do Estádio José Alvalade.
Como estava previsto, fruto da lesão de André Silva, do GDCS Juncal (que já o afastara no 1º jogo) o Sporting CP voltou a entrar em vantagem. Desta vez, André Silva foi à mesa no jogo inaugural de pares, com Mihai Sargu, apenas para cumprir a formalidade exigida, mas devido à impossibilidade de competir a vitória foi logo atribuída ao par composto por Diogo Carvalho e Diogo Silva.
Já com 1-0 no marcador, a ação propriamente dita começou com Diogo Chen, do Sporting CP, diante de Mihai Sargu. O nosso atleta verde e branco entrou com autoridade e venceu o 1º set por 11-4. No set seguinte, apesar do maior equilíbrio, levou a melhor por 11-9, resultado que repetiu no difícil 3º set.
Depois, Diogo Chen fecharia as contas do cara-a-cara com 3-0, porém atravessando o set mais complicado. Pese embora a desvantagem inicial de 4-8, o mesa-tenista do Sporting CP reergueu-se e de forma muito meritória, ofensiva e com poucos erros até ao 11-9 e respectivo 2-0 para os Leões de Chen Shi Chao neste segundo jogo da final.
Este triunfo já significou matematicamente o título para o Sporting CP, uma vez que, em caso de necessário 4º frente-a-frente durante a tarde, programado para confrontar Bode Abiodun ao lesionado André Silva, a vitória seria novamente entregue aos leões.
Ainda assim, Diogo Carvalho e Kirill Shvets continuaram a disputa e o nosso capitão não deu qualquer hipótese ao seu adversário: 11-6, 11-2 e 11-2.
Missão cumprida! 22 jogos e 22 vitórias depois, da fase regular até aos play-offs, os leões de Chen Shi Chao voltaram a impor a sua superioridade para rubricar um campeonato – e uma época – de perfeição em 2023/2024. A hegemonia verde e branca no Ténis de mesa continua.
A equipa: Diogo Carvalho, Diogo Chen, Diogo Silva, Bode Abiodun.
Durante o momento de consagração junto dos adeptos sportinguistas presentes, os protagonistas prestaram declarações aos meios de comunicação do clube para reagir à conquista e fazer também o primeiro rescaldo à temporada de 2023/2024, totalmente dominada.
Chen Shi Chao
“Parabéns aos meus jogadores, aos sportinguistas e a este clube grande. Ser campeões 9 vezes [seguidas] não é fácil. Estes jogadores trabalham comigo há muitos anos, estão habituados a ser campeões e isso é muito importante.”
Diogo Carvalho
“Poderia não ter jogado o meu jogo, mas tínhamos de dar espetáculo também aos nossos adeptos e estou muito contente pelo título e por ter ganho esse jogo. Foi um ano positivo, a nível individual não perdi nenhum jogo e conseguimos o que queríamos: os 3 títulos. Agora vamos descansar e começar a preparar a próxima época.”
Diogo Chen
“Parabéns a toda a equipa. Estivemos muito bem durante o ano e a consistência faz a diferença. Por isso, conseguimos estes 9 campeonatos seguidos. Hoje entrámos todos muito bem, com máxima concentração e o mais importante era conseguir trazer este 9º título. No Sporting CP estamos habituados e sempre fomos ensinados a ter a obrigação de vencer. É mérito também do nosso treinador e dos jogadores que estiveram muito bem ao longo de todo o campeonato”.
Diogo Silva
“O segredo é ter bons atletas e, depois, trabalhar é fundamental. Trabalhámos muito e no fim o sentimento é de dever cumprido. Foi desde Agosto até agora a trabalhar. São 3 anos de Sporting CP para mim e ter conquistado todos os troféus a nível interno é uma satisfação tremenda. É importante acabar em 1º na fase regular para trazer o jogo decisivo para casa. Nos últimos 3 anos acabámos por conquistar o título aqui, com os nossos adeptos, e é muito bom, sem dúvida.”
Bode Abiodun
“Sinto-me feliz. É trabalhar, contar com a experiência do nosso treinador e dos nossos jogadores. Viva o Sporting CP!”
Miguel Almeida, coordenador do ténis de mesa do Sporting CP
“Não há chave, há que trabalhar, treinar e respeitar os adversários para obter os resultados que queremos. Mais do que tudo, é fundamental estarmos no Sporting CP. Vamos tentar fazer o máximo para que no próximo ano possamos festejar aqui o 10º consecutivo, que é cada vez mais difícil. As equipas estão cada vez mais fortes, mas este ano na final o adversário teve um jogador que não pôde dar o seu contributo e isso acabou por facilitar um pouco”.