Fernando José Tomé da Costa nasceu a 11 de Abril de 1953 no Rio de Janeiro – Brasil. Chegou ao Sporting muito jovem (apenas com 21 anos) proveniente do Olaria.
Estreou-se oficialmente a 13 de Outubro de 1974 (com o técnico Osvaldo Silva) num Sporting-Atlético CP (6-1) para o Campeonato Nacional. Nessa 1ª temporada disputou o lugar no lado esquerdo da defesa com Carlos Pereira, que fazia a sua última época em Alvalade.
Na temporada seguinte, com Juca, tornou-se “dono” do lugar. Marcou o 1º golo a 2 de Outubro de 1975 numa receção aos malteses do Sliema Wanderers (3-1) para a Taça UEFA. No percurso dessa temporada ficou algo marcado pelas incidências dos jogos com o Benfica. Na Luz falhou um penalty que poderia ter lançado os leões para o título (o jogo terminou 0-0 e o Sporting quebrou um ciclo de 8 vitórias consecutivas), e em Alvalade foi expulso muito cedo após uma entrada irrefletida sobre um adversário (e o jogo acabou por terminar com 3-0 para os encarnados…)
Em 1976/77, com Jimmy Hagan, voltou a ser protagonista pela positiva, o mesmo acontecendo no início da época seguinte. No entanto, a 29 de Janeiro de 1978, jogou pela última vez pelo Sporting, em Portimão (2-3). Dias após o jogo teve um acidente de viação que o impossibilitou para o futebol. Tinha marcado pela última vez em Guimarães, a 11 de Dezembro de 1977 (1-1).
Esteve um total de 4 épocas no Sporting. Fez 89 jogos oficiais e marcou 6 golos. Ganhou uma Taça de Portugal. Foi um lateral-esquerdo de grande resistência física, com um forte pontapé e duro na marcação. O seu afastamento do futebol foi muito prematuro, pois prometia grandes cometimentos…
Depois regressou ao Brasil, onde morreu (também vítima dum acidente de viação), ainda muito novo, em 1987…