Fernando José Tomé da Costa nasceu a 11 de Abril de 1953 no Rio de Janeiro – Brasil. Chegou ao Sporting muito jovem (apenas com 21 anos) proveniente do Olaria.

Estreou-se oficialmente a 13 de Outubro de 1974 (com o técnico Osvaldo Silva) num Sporting-Atlético CP (6-1) para o Campeonato Nacional. Nessa 1ª temporada disputou o lugar no lado esquerdo da defesa com Carlos Pereira, que fazia a sua última época em Alvalade.

Na temporada seguinte, com Juca, tornou-se “dono” do lugar. Marcou o 1º golo a 2 de Outubro de 1975 numa receção aos malteses do Sliema Wanderers (3-1) para a Taça UEFA. No percurso dessa temporada ficou algo marcado pelas incidências dos jogos com o Benfica. Na Luz falhou um penalty que poderia ter lançado os leões para o título (o jogo terminou 0-0 e o Sporting quebrou um ciclo de 8 vitórias consecutivas), e em Alvalade foi expulso muito cedo após uma entrada irrefletida sobre um adversário (e o jogo acabou por terminar com 3-0 para os encarnados…)

Em 1976/77, com Jimmy Hagan, voltou a ser protagonista pela positiva, o mesmo acontecendo no início da época seguinte. No entanto, a 29 de Janeiro de 1978, jogou pela última vez pelo Sporting, em Portimão (2-3). Dias após o jogo teve um acidente de viação que o impossibilitou para o futebol. Tinha marcado pela última vez em Guimarães, a 11 de Dezembro de 1977 (1-1).

Esteve um total de 4 épocas no Sporting. Fez 89 jogos oficiais e marcou 6 golos. Ganhou uma Taça de Portugal. Foi um lateral-esquerdo de grande resistência física, com um forte pontapé e duro na marcação. O seu afastamento do futebol foi muito prematuro, pois prometia grandes cometimentos…

Depois regressou ao Brasil, onde morreu (também vítima dum acidente de viação), ainda muito novo, em 1987…

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.