24 de Maio de 2025. Pavilhão do Marítimo, no Funchal. A equipa de Andebol do Sporting Clube de Portugal sagrou-se este sábado Campeã Nacional pela 23ª vez ao vencer o Marítimo Madeira Andebol SAD por 32-23, na 5.ª e penúltima jornada da fase final do Campeonato.

Depois do Futebol no fim de semana anterior, a nossa equipa de Andebol também se sagrou Bicampeã!

Num pavilhão madeirense muito bem composto de público sportinguista, a equipa leonina demorou cerca de 20 minutos a começar jogar ao seu estilo. Antes disso teve algumas dificuldades para segurar os remates de meia distância adversários. Com desvantagens de 1 e 2 golos, o Sporting CP respondeu na melhor versão depois de estar a perder por 11-9. Defesa mais rápida a sair ao portador da bola limitou a capacidade de ataque da formação madeirense e desse 11-9, a equipa leonina saltou para uma vantagem de 14-11, com o capitão Salvador Salvador e ponta Orri Þorkelsson a marcarem 2 golos consecutivos cada um, em lances que culminaram de perfeitas circulações de bola.

O Marítimo pediu pausa técnica, voltou ao jogo a atacar de 7 para 6, ainda reduziu o marcador, mas o Sporting CP repôs as diferenças até aos 18-14 que se registavam ao intervalo, com a equipa cada vez mais certeira nas cções e William Höghielm a entrar muito bem, com 2 golos, um deles num vistoso remate em ‘rosca’ – uma finalização cheia de habilidade.

No 2º tempo, o Sporting CP entrou bastante bem, logo com 2 golos consecutivos, um de Jan Gurri e outro de Salvador Salvador, ambos da primeira linha, que ajudaram a aumentar a diferença no marcador. Com 6 minutos jogados a vantagem do Sporting CP era de 23-16, fase na qual a primeira linha tinha dois esquerdinos – Francisco Costa a central e João Gomes a lateral direito.

O 24-16 marcado por Gassama, sem guarda-redes adversário na baliza, além de forçar uma pausa técnica da formação madeirense, já desvendava de forma cada vez mais clara a festa leonina na “pérola do Atlântico”. Não estavam ainda jogados 10 minutos da 2ª parte, mas a solidez defensiva do Sporting CP aliada a um maior repentismo nas ações indicavam o ascendente da equipa de Ricardo Costa, com o público em enorme festa.

O Andebol espetáculo tinha contornos cada vez mais evidentes, com combinações entre primeira e segunda linhas que redundavam em golos e em diferenças cada vez maiores no marcador: Martim Costa fez o 27-18 perto da metade do 2º tempo.

O segundo título consecutivo de Campeão Nacional já era uma questão de minutos, pois o Sporting CP chegou a estar a 28-18 no marcador, já dentro dos últimos 15 minutos de jogo, vantagem que foi sempre bem administrada pelo excelente conjunto verde e branco.

A 2ª parte foi mais uma lição que começou na arte de bem defender do Sporting CP, que ganhava por 30-20 já dentro dos últimos 10 minutos de jogo.

O Sporting CP é incontestável Bicampeão Nacional de Andebol, com uma emocionante festa de comunhão entre o grupo de trabalho e os muitos adeptos leoninos!

A equipa: Edy Silva, Pedro Portela (2), Francisco Costa (3), Natán Suárez (1), Jan Gurri (1), Pedro Martínez, William Höghielm (3), Salvador Salvador [C] (4), Orri Þorkelsson (6), Mamadou Gassama (4), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho, João Gomes (2), Christian Moga, Martim Costa (6), Mohamed Aly [GR].

Na última jornada do Campeonato, uma semana depois, os leões fecharam da melhor forma ao baterem o principal rival – FC Porto – por 39-36 no Pavilhão João Rocha.

NOTA – Texto baseado em sporting.pt

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.