31 de Maio de 2025. A equipa de Ténis de Mesa do Sporting CP conquistou neste sábado o 10.º título de Campeão Nacional consecutivo, ao vencer o CD São Roque por 3-0, no 2º jogo da final do play-off. Este triunfo juntou-se ao conseguido anteriormente na Madeira, por 3-2 e carimbou o Decacampeonato – 42º no historial do clube!
A vitória do Sporting CP começou a desenhar-se com o triunfo Leonino no par. A dupla Diogo Carvalho e Nandor Ecseki venceu os adversários Diogo Silva e André Silva por 3-1 e somou o 1º ponto para a formação verde e branca. Houve excelentes jogadas de parte a parte e com Ecseki em crescendo, para um contributo importante, tal claro, quanto o do capitão Diogo Carvalho: 11-4, 8-11, 11-8 e 11-3 foram os números que consumaram a vitória verde e branca.
No 1º jogo de individuais, Diogo Chen defrontou Diogo Silva e num jogo emocionante, venceu em 4 sets, novamente com pontos espetaculares dos dois lados e vários sets decididos em vantagens. A tenacidade de Diogo Chen foi determinante em momentos decisivos e o jogador leonino deu o 2º ponto ao Sporting CP.
Diogo Carvalho ficou com a responsabilidade de resolver, ao defrontar Énio Mendes. O “leão” levou a melhor sobre o adversário em 3 sets, sempre nas vantagens, por 13-11 e duplo 12-10, com o último ponto de todo o jogo e da consagração a ser verdadeiramente espetacular, numa troca de bola até a exaustão e uma enorme entrega defensiva de Diogo Carvalho a aguentar todos os ataques do adversário.
O público Sportinguista que encheu a bancada do Multidesportivo do Sporting CP entrou em grande festa por mais uma conquista da magnífica equipa de Ténis de Mesa do Sporting CP, que assim conseguiu mais um título em temporada de novo ‘triplete’, uma vez que já havia ganho a Supertaça e a Taça de Portugal.
Os protagonistas:
Diogo Chen – “É uma grande alegria, um grande feito para o Sporting CP. O meu jogo foi muito equilibrado, estive 2 sets acima, mas o Diogo Silva reduziu a diferença, sabia que ele ia mudar alguma coisa, não tinha nada a perder e foi muito na luta o 4º set, tive de me agarrar ao parcial, houve muita entrega. Estamos muito felizes, foi uma grande tarde, muito público do Sporting CP nas bancadas, o que me satisfaz bastante, as pessoas tiveram aqui contacto com o nosso desporto, que é espetacular. Estávamos um pouco nervosos para o jogo, mas ultrapassámos e agora podemos festejar mais esta grande vitória”.
Nandor Ecseki – “Estou muito feliz por esta vitória. Entregámo-nos totalmente ao jogo, acreditámos sempre, demos a volta nos momentos de maior dificuldade. O par é sempre importante, tínhamos perdido no jogo da 1.ª mão na Madeira e conseguimos corrigir em nossa casa. Começámos bem e soubemos manter a consistência. É o meu 1º Campeonato Nacional pelo Sporting CP, um Clube que me ajudou muito desde o primeiro dia, pois tive de recuperar de um problema físico logo que cheguei e tenho de agradecer todo o apoio de fisioterapeuta e equipa de recuperação. O Sporting CP é um clube muito especial, tem adeptos em todo o lado, fomos sempre muito bem recebidos quando jogámos fora por Núcleos espalhados pelo país e foi uma grande época para todos nós”.
Bode Abiodun – “É sempre especial ganhar um Campeonato pelo Sporting CP, este ser o 10.º consecutivo mostra a nossa entrega, o nosso valor e a nossa vontade. É difícil ganhar tantos anos consecutivos, nós renovamos sempre a ambição, queremos continuar na história e agradecemos aos adeptos pela força que nos dão constantemente. Tentaremos continuar a ganhar troféus. O Sporting CP é um clube habituado a vitórias”.
Chen Shi Chao (treinador) – “A equipa do Sporting CP soube aguentar muito bem a pressão, apontam-nos sempre como favoritos a ganhar o Campeonato, mas temos de mostrar e os jogadores voltaram a fazê-lo. Foi mais uma vitória difícil, mas fomos mais fortes perante um muito bom adversário. Gostei muito de termos a nossa casa cheia de sportinguistas que nos apoiaram muito e nos deram bastante força e motivação. Os meus jogadores estão de parabéns”.
Miguel Almeida (coordenador) – “Foi uma grande tarde, uma tarde à Sporting CP. Estamos realmente muito felizes, porque ganhar 10 títulos nacionais consecutivos é obra. O objetivo agora é igualar 11 que já conseguimos numa equipa também histórica com Pedro Miguel, João Portela e Nuno Dias. Esta equipa não se cansa de ganhar e vemos as coisas assim: ninguém quer ficar na história como a equipa que perdeu um campeonato. É muito difícil ganhar, mas não nos faltam bons motivos para renovarmos a ambição para a próxima temporada. Obrigado também pelo apoio dos sportinguistas, foi muito bom fazermos a festa juntos e partilharmos este sentimento de conquista”.