25 de Outubro de 2025. Universidade de Aveiro. A equipa masculina de Judo do Sporting CP sagrou-se este sábado Octacampeã Nacional, registando ainda a 12.ª vitória nas últimas 13 edições do Campeonato Nacional por equipas.
A formação Leonina subiu aos tapetes com o propósito de continuar a prolongar a hegemonia na modalidade e ganhou aos 3 adversários que encontrou na ‘poule’, para depois ultrapassar a Universidade Lusófona na meia-final e o Sport Algés e Dafundo na final, adversário ao qual ganhou 3 dos 4 combates realizados – para um resultado final de 3-1.
Tratou-se de uma grande vitória do emblema de José Alvalade, que teve na formação 3 internacionais portugueses de muitas credenciais: João Fernando (-81kg), Otari Kvantidze (-73kg) e Jorge Fonseca (+90kg). Tomás Fonseca (-66kg) e Pedro Lima (-90kg) também representaram a equipa na final, sendo que Carlos Costa (-66kg), Gonçalo Lampreia (-73kg), Henrique Ferreira (-81kg), Diogo Luís (-90kg) e Diogo Brites (+90kg) fizeram igualmente parte do grupo na competição.
Mais um feito que mostra a enorme força do eclectismo leonino, numa conquista sempre muito valorizada por Pedro Soares, responsável pelo Judo leonino e treinador, em declarações no final: “É uma hegemonia de 8 anos e é uma forma de retribuir tudo aquilo que o Sporting CP nos dá, as condições que nos proporciona. Começámos a ganhar em 2011, tivemos apenas um ano em que não ganhámos e houve 2 anos sem realização da prova, devido à pandemia de COVID-19. Sem isso, já teríamos chegado aos 10 títulos. Esse é um objectivo que temos (…) É sempre um desafio manter os nossos níveis de competitividade elevados. Esta é uma prova que nos diz muito e este é um legado que estamos a deixar. Tento explicar sempre que no dia em que perdermos, perdemos toda uma História que estamos a construir. É aqui que no focamos (…) “Há um grau de exigência muito grande e que passa por ser Campeão Nacional. Levamos esta prova muito a sério e isso faz com que, ano após ano, não tenhamos um dia mau em competição, o que não é fácil, e que continuemos a ganhar o Campeonato. Temos sempre sede de vencer esta competição, que é muito emblemática, com carisma e que tem sido descentralizada – este ano foi na Universidade de Aveiro, também com bom apoio dos nossos adeptos na bancada”.