23 de Abril de 1961. O Sporting foi a 1ª equipa a jogar Andebol de Onze em Portugal. Finalmente, neste dia, os leões alcançaram o objetivo máximo – título de campeões nacionais, ao empatarem com o Benfica por 8-8 na última jornada.

A partida disputou-se no Campo Grande e o Sporting necessitava pelo menos dum empate para festejar finalmente o título quebrando uma longa hegemonia do FC Porto. Para esta partida decisiva, a equipa leonina não pôde contar com 2 dos seus principais jogadores – os irmãos Santos.

O Benfica conseguiu ser mais perigoso na 1ª parte e chegou a 6-3 logo nos primeiros minutos do 2º tempo. O Sporting, fazendo entrar Gonçalves (uma grande promessa), voltou ao ataque e em poucos minutos ficou a ganhar 7-6. Os instantes finais foram de grande emoção, em parada e resposta, tendo os encarnados empatado a partida a 8 golos mesmo nos últimos segundos.

No final foi natural a festa entre os jogadores sportinguistas e do seu dirigente Eduardo de Oliveira Martins, antigo praticante da modalidade.

Durante este jogo viveram-se momentos de grande expetativa, os segundos eram longos como horas, vivia-se grande ansiedade e todos olhavam para o relógio. Quando o árbitro apontou o caminho dos balneários uma enorme salva de palmas ecoou pelo velhinho peão do Campo Grande. Seguiu-se uma volta ao campo de consagração, braços no ar, saltos de contentamento, lágrimas de alegria e muitos vivas nas hostes leoninas – um verdadeiro Carnaval.

O treinador Raúl Vidal não tinha 1 segundo de descanso, retribuindo os abraços de parabéns. A rapaziada entretanto cantava o hino que fez seu: “Eu estava na peneira, estava peneirando”. Bem ensaiada, a cantiga brasileira era cantada a plenos pulmões. Depois apareceram na cabina alguns veteranos componentes de esplêndidas equipas de Andebol de Onze do Sporting, mas que nunca conquistaram semelhante glória.

Raúl Vidal afirmou na altura: “Há 24 anos que esperávamos esta grande vitória. Ela é importante para nós, sportinguistas, porque traduz, além do mais, o agradecimento dos nossos andebolistas à direção do clube. Do andebol têm saído inúmeros elementos para os corpos gerentes e nunca tinha acontecido um título máximo. Ora ele aí está. Hoje a minha equipa acusou um nítido nervosismo e sofreu uma forte chicotada quando o Benfica se afastou no marcador. Mas depois veio a velocidade e com ela o resultado ambicionado. Não sei se vou ganhar mais campeonatos nacionais, o que sei é que estou imensamente feliz.

Os jogadores campeões foram Evaristo (Soares); Mesquita, Agostinho e Marques; Pedroso e Bivar (2); Pincho, Monteiro, Feist, Pereira de Sousa – Gonçalves (1) e Patrício (5). Alemão, que não participou neste jogo, também fez parte da epopeia.

Na fase final ,com FC Porto, Benfica e Salgueiros, o Sporting venceu 5 jogos e só empatou este. Marcou 59 golos e sofreu 40.

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.