Hermínio Barreto

Hermínio Francisco Xavier Barreto nasceu a 24 de Junho de 1935 em Quelimane – Moçambique. Cedo demonstrou grande apetência para o Basquetebol, e em Janeiro de 1957, com apenas 21 anos, já era uma das principais figuras da equipa do Sporting que conquistou o 30º Campeonato de Lisboa com 14 vitórias em 14 jogos. Nos 2 anos seguintes voltou a sagrar-se campeão regional, atingindo o momento mais alto da sua carreira de basquetebolista com a conquista do título nacional – o 3º do Sporting, em Abril de 1960, com um triunfo por 45-40 sobre o Benfica na partida decisiva disputada no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, perante uma multidão em delírio.

Sportinguista de corpo e alma, esteve depois ligado à orientação técnica da equipa leonina de 1966 a 1971 nos escalões de juvenis, juniores e seniores, tendo regressado ainda ao comando da equipa principal em 1974/75 e 1978/79.

Fora do Sporting desempenhou diversos cargos, dos quais se destacam os de selecionador nacional de juniores e seniores e o de diretor técnico nacional. Para além da sua atividade como desportista, sempre mostrou uma enorme paixão pela componente pedagógica, acumulando uma trajetória de mais de 30 anos como docente, primeiro em Moçambique (lecionando no ensino secundário e formando bacharéis em Educação Física na Escola de Instrutores de Lourenço Marques) e depois em Lisboa, (onde acompanhou todo o processo de transformação que começou no INEF, passou pelo ISEF e culminou na Faculdade de Motricidade Humana), sempre ensinando Desporto, com principal incidência na sua modalidade de eleição – o Basquetebol. Publicou mais de 15 livros desde 1972 e permanece como uma das principais figuras do nosso país no que ao ensino da metodologia desportiva diz respeito.

Em 1968 foi distinguido com o Prémio Stromp na categoria “Técnico profissional”.

Morreu a 12 de Dezembro de 2022.

Post to Twitter

1 Comment

  1. Herminio Barreto foi também o vencedor do 19ºCampeonato Nacional de Lance Livre da 1ª Divisão em
    61/62.
    Estreou-se no Sporting em15/12/1956 em 1ª categoria no Pavlhão dos Desportos

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.