Luís Miguel Barbosa Maia nasceu a 23 de Abril de 1971 em Espinho. Cedo mostrou grande talento para o Voleibol (onde viria a atingir 156 internacionalizações) e o seu coração “verde e branco” tinha o sonho de jogar em Alvalade.

No início da época 1991/92, quando já era a grande estrela portuguesa (depois de passagens por Académica de Espinho e Esmoriz), foi contratado por Sousa Cintra com o objetivo de formar uma grande equipa de Vólei capaz de voltar a arrebatar títulos nacionais (o Campeonato da época anterior tinha sido ingloriamente perdido, mas tinha-se ganho a Taça de Portugal e a Supertaça).

Com 1m80cm de altura Miguel Maia compensava o facto de não ser muito alto (para a modalidade) com uma visão de jogo, técnica e sentido posicional extraordinários que faziam dele um distribuidor de grande classe.

Quando nos primeiros dias de Maio de 1992 o Sporting venceu o Sp. Espinho na nave de Alvalade por entre um ambiente de verdadeira loucura alcançando o título nacional – 36 anos depois, Miguel Maia viu um sonho realizado, e para si se viraram grande parte das objetivas, como principal figura da equipa. No ano seguinte o título máximo em Portugal voltou a ser leonino, e aí foram significativas as palavras de Maia: “Se fosse possível, gostaríamos de passar uma parte das nossas vitórias para o futebol, que não existem, talvez por infelicidade. Estamos com o presidente Sousa Cintra, e gostaríamos que o Voleibol fosse o espelho do Sporting. Que o clube alcance êxitos em todas as modalidades, principalmente no Futebol”.

Entretanto os convites para mudar de ares surgiam em catadupa e o atraso no pagamento de salários e luvas em nada ajudavam…  Apesar de tudo Miguel Maia ficou mais 1 ano no Sporting contribuindo para o 1º e único tri-campeonato nacional da História do clube na modalidade, naquele que foi o último ceptro máximo conquistado pelos leões.

No final da época de 1993/94 o Voleibol leonino passou por uma reestruturação profunda. Miguel Maia acabou por sair naturalmente para o Sp. Espinho ao mesmo tempo que cimentava uma carreira que seria muito interessante no Vólei de Praia, mas para sempre ficou a recordação daquele que foi o mais categorizado voleibolista que alguma vez passou pelo Sporting, ainda por cima fervoroso adepto do clube.

Em apenas 3 anos de Sporting, Miguel Maia venceu 3 Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e duas supertaças, tendo contribuido decisivamente para que a temporada de 1993 tenha sido a melhor de sempre da História do clube, com a conquista da “tripleta” nas 3 competições oficiais nacionais.

Após a sua saída os leões ainda triunfaram na Taça de Portugal no ano seguinte, mas depois a modalidade eclipsar-se-ia definitivamente…

Miguel Maia passou mais tarde por Itália (Crema) e Sp. Espinho (onde iniciaria o percurso de treinador).

Deu também nas vistas no Voleibol de Praia, onde formou uma dupla magnífica com João Brenha. Chegaram ao ponto de obterem dois 4ºs lugares em Jogos Olímpicos – Atlanta 96 e Sidney 2000, para além de diversos Campeonatos Nacionais.

Para a temporada 2017/18 regressou ao Sporting para capitanear a nossa nova equipa de Voleibol, recheada de bons jogadores e focada no objetivo de regressar aos títulos – o que aconteceu, com a conquista do Campeonato Nacional, 24 anos depois! Em 2021 conquistou a Taça de Portugal.

Foi galardoado com o Prémio Stromp.

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.