2005 – 12ª Taça de Portugal para o Andebol leonino

28 de Maio de 2005. Neste dia, no pavilhão de Tondela, o Sporting conquistou a “dobradinha”, ao bater na final da Taça de Portugal o Francisco d`Holanda por 27-26 (nas meias-finais da “final-four” os leões haviam derrotado o Sporting da Horta por 32-30).

Foi a 12ª vitória do Sporting na competição, e a 3ª consecutiva. O jogo ultrapassou até as expetativas, muito emotivo, bastante bem jogado. Apesar dos vimaranenses terem começado melhor, foi o Sporting a chegar ao intervalo com uma vantagem de 14-10. Até aos 5 minutos finais, e apesar da maior agressividade dos nortenhos, o Sporting foi mantendo uma vantagem sempre entre os 3 e os 4 golos, mas no período final, com duas exclusões seguidas de Milan Stohr, as coisas complicaram-se e o marcador chegou a 27-26. Então, no último minuto, Pedro Jerónimo perdeu na “cara” do guarda-redes contrário a hipótese de “matar” o jogo. A 3 segundos do fim o Francisco d`Holanda beneficou dum livre de 7 metros. Tchicoulaev, um ex-leão, permitiu a defesa a Miguel Fernandes, mas a dupla de arbitragem mandou repetir (sem razão aparente) o castigo. O guarda-redes sportinguista tornou-se então o herói do jogo ao voltar a defender o livre de 7 metros do seu adversário.

O Sporting (orientado por Fran Teixeira) conseguiu assim, na plenitude, os seus objetivos para esta temporada. O capitão Armando Pires referiu no final: “Estou no melhor clube português, e isso é uma grande honra”. 

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.