6 de Junho de 2009. Neste dia o Ténis de Mesa do Sporting “escreveu” mais uma “página” de glória. No 1º jogo da final do Campeonato Nacional os leões tinham perdido por 4-3 no burgo do Novelense após 4 horas de intensa luta – foi apenas a 2ª derrota em toda a temporada. O Sporting desperdiçou por duas vezes a ocasião para terminar com o confronto na derrota em pares e no jogo entre chineses – no qual Ye Minghui falhou alguns pontos “fáceis”. No entanto, perdemos uma batalha, mas não a guerra…
Isso provou-se nos 2 jogos seguintes, nos quais jogando em casa, no Multidesportivo Açoreana Seguros, o Sporting triunfou por um duplo 4-1.
No jogo decisivo, Ye Minghui, Ricardo Oliveira e Bode Abiodum estiveram em grande plano. Os adeptos de ambas as equipas proporcionaram um excelente ambiente numa sala lotada. Os sportinguistas foram coesos e humildes. Na 2ª partida avultou a incrível recuperação de Ye Minghui perante Zheng Shun, pois, no 2º set, passou de um parcial de 1-6 para 11-6! E no jogo decisivo foi Ricardo Oliveira a operar o “milagre” duma fantástica reviravolta, com os parciais de 5-11, 11-13, 11-4, 11-4 e 12-10 perante André Silva.
Ye Minghui esteve muito bem no encontro decisivo: “As coisas nem sempre correm como queremos, mas o mais importante foi termos sido campeões, o prémio para a nossa união e dedicação. Estou bastante feliz por ter sido campeão e por gostar muito do Sporting”.
O nigeriano Bode Abiodum estava contentíssimo: “Foram 2 jogos de grande intensidade com os nervos à flor da pele. Merecemos porque fomos a melhor equipa da fase regular embora o Novelense tenha sido temível nesta final do play-off. Cada vez me sinto melhor neste clube”.
Ricardo Oliveira ganhou o seu 5º título nacional pelo Sporting: “Os momentos inolvidáveis e as alegrias nunca cansam, só nos motivam ainda mais para o futuro. Foram 2 jogos memoráveis, muito bem ganhos por nós perante um adversário de indiscutível valia técnica e cuja aposta na formação de jogadores está a dar os seus frutos”.
O capitão Francisco Santos vibrou no banco: “Foi o meu último título ao serviço deste clube. Foram 12 anos inesquecíveis e saio por motivos profissionais. Podem estar cientes que serei sempre do Sporting”.
Para o treinador Chen Shi-Chao: “Já esperava dificuldades, mas também sei que o potencial técnico, a união, o empenho e a dedicação dos meus atletas ultrapassam todos os obstáculos. Nunca duvidei que fôssemos campeões. Parabéns a todos”.
O director da secção, Miguel Almeida: “Já calculava que teriamos de sofrer. Foi as boas-vindas à nova direção do clube”.
Pedro Miguel referiu: “Os nossos jogadores têm grande coração e qualidade formando um grupo absolutamente fantástico, do melhor que conheci ao longo da minha ligação à modalidade. As outras equipas podem reforçar-se, mas não será fácil desalojarem-nos do topo. Aproveitando a conquista deste título, a equipa de Ténis de Mesa do Sporting saúda o novo presidente do Sporting (n.d.r José Eduardo Bettencourt).
Resta dizer que este foi o 31º Campeonato Nacional ganho pelo Ténis de Mesa sportinguista, 3º consecutivo.
Foto cedida por Pedro Miguel.
Já agora, coloco aqui o Histórico de conquistas de campeonatos da bolinha de celulóide:
SCP 31
lamps 24
Palmeiras L C 4
S. Roque 3
Est. Amadora 3
Ponta do Pargo 1
Nesta época de 010/011, teremos um novel Campeão (Toledos ou Novelense)…