José Garnel Pinto Junior nasceu a 16 de Março de 1898. Surgiu no Sporting (o seu 1º e único clube) em 1926 onde se começou a mostrar um lançador de eleição. Logo nessa 1ª temporada sagrou-se campeão do clube (prova que se realizava na altura) dos lançamentos do dardo, disco e peso. Nos Campeonatos de Lisboa venceu no disco e no peso, para nos Nacionais levar a melhor no disco, sempre sob a orientação de Salazar Carreira. No final da época já era detentor do recorde nacional do lançamento do disco, com 35m63cm.

No ano seguinte, apesar da grave crise financeira que o clube atravessava (muito por culpa do baixo rendimento momentâneo no Futebol), Garnel consolidou o seu valor ao triunfar nos Regionais (disco), no 1º Porto-Lisboa (disco e peso) e no concurso do Académico (disco e peso). A partir daí foi um acumular impressionante de vitórias e recordes.

Em 1930 o jornal “Sporting” publicou uma lista dos leões campeões nacionais de Atletismo, e aí Garnel já liderava, com 9 vitórias.

Em 1932 bateu o recorde nacional do lançamento do peso com 13m07cm. Em Outubro de 1933, no jornal “Os Sports”, veio referenciado como o atleta nacional mais vezes campeão de Portugal, aí já com 13 títulos.

Competiu ao mais alto nível até 1935 ficando depois como orientador técnico dos seus discípulos, o mais mediático dos quais foi Emídio Ruivo. Para além de inúmeros títulos regionais, foi Campeão Nacional do lançamento do peso por 7 vezes, do disco por 5, e do dardo por duas vezes.

Foi recordista nacional do lançamento do peso de 1932 a 1939, do disco em 1926 e 1927 e do dardo entre 1932 e 1937. A partir deste ano passou a disputar-se a Taça José Garnel, uma importante competição de Atletismo que homenageava o melhor atleta de sempre até à altura.

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.