12 de Julho de 1942. O Campeonato Nacional de Fundo em Ciclismo disputou-se neste dia e consistiu numa prova de 200km entre Lisboa, Caldas da Rainha e regresso. Triunfou João Lourenço (6ª vitória do Sporting e 1ª deste magnífico ciclista).

Foi em Carriche que se desmanchou o pelotão para satisfação do juri a quem não agradava 14 homens na pista para a chegada… Eduardo Lopes e José Martins foram os primeiros a ceder. Francisco Inácio teve um furo na calçada de Carriche e saltou-lhe a corrente à entrada do Estádio. Outros pura e simplesmente não aguentaram o ritmo…

Na dianteira ficaram 4 ciclistas com Lourenço “à cabeça” e desde aí deixou de haver dúvidas. João Lourenço ganharia o seu 1º título nacional de fundo. Na pista o seu sprint foi vigoroso e os adversários não lhe resistiram… Alfredo Trindade (de novo no Sporting) foi 8º e Francisco Inácio 13º…

Aliás, os 2 títulos nacionais obtidos pelos ciclistas do Sporting tiveram só um nome – João Lourenço. No Nacional de Velocidade, a 28 de Junho, Lourenço bateu com grande categoria Eduardo Lopes (do Iluminante), nas duas mãos da final.

Para além destes 2 importantíssimos triunfos, João Lourenço foi campeão regional de velocidade e de fundo. Arrecadou ainda o 1º lugar nos 50km da União Velocipédica Portuguesa, no Circuito da Mealhada, no Circuito do Comércio em Palma de Maiorca e no Circuito de Malveira. Uma época em cheio!

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.