25 de Novembro de 1991. Neste dia o Sporting fez o seu 1º jogo em Futebol feminino a contar para a 1ª jornada do Distrital lisboeta. Os treinadores da equipa eram Diamantino Baptista e José Carvalho. As leoas defrontaram o Académico de Alvalade no Campo do Arroios e perderam por 3-2.

O presidente Sousa Cintra esteve presente, afirmando, apesar da derrota, que “este conjunto de jogadoras ainda vai ser um caso sério no futebol feminino em Portugal. Acredito que podem ser campeãs”.

Para que conste, a equipa que alinhou foi: Cristina, Carla Rodrigues, Célia Rodrigues, Salomé e Lurdes Neves; Jú, Alexandra Paçô (Leontina Oliveira), Helga Lima (capitã) e Fátima Paiva; Carla Couto e Adília Martins.

Durante os seus (poucos) anos de existência a equipa feminina do Sporting nunca conseguiu ultrapassar a hegemonia do Boavista na modalidade, pelo que nunca chegou aos títulos. A secção acabou por ser extinta em 1995 na direção liderada por Pedro Santana Lopes (tal como o Voleibol, Basquetebol e Hóquei em Patins) que invocou “dificuldades na disponibilidade de campos para os treinos”… acabando por “renascer” em 2016 sob a presidência de Bruno de Carvalho, que apostou forte na modalidade.

Foto: A capitã Helga Lima

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.