1955 – 1ª Taça de Portugal para o palmarés do Basquetebol leonino

1 de Agosto de 1955. Contando por vitórias os jogos disputados, o Sporting conquistou pela 1ª vez a Taça de Portugal em Basquetebol, depois da vitória no Campeonato Nacional no ano anterior.

Na 2ª e decisiva mão da final, os leões cilindraram o Barreirense por 73-39 (já tinham ganho o 1º jogo por 51-49 no Barreiro). A exibição dos atletas de verde vestidos teve períodos de extraordinário fulgor. No jornal “Mundo Desportivo” referiu-se mesmo que: “Não nos lembramos de, a nível nacional, ter visto jogar Basquetebol como o Sporting jogou neste jogo”

Este partida foi realizada no campo de jogos anexo à sede do Sporting. O recinto transbordou de assistência e este foi um dos desafios mais bem jogados da época, sobretudo pelo Sporting, que mostrou uma excelente forma. Não houve apenas um jogo, mas sim uma demonstração de desportivismo, amizade e camaradagem não obstante o ardor com que os atletas disputaram a partida.

O Sporting ganhou com mérito e sem discussão, jogando com: Fonte Santa (23), Garranha (18), Fernando Vaz (13), Abílio Ascenso (2), Lenine (7) e Almeida. Ao intervalo os leões já venciam por 38-22. A equipa lisboeta foi muito mais rápida e incisiva.

Terminado o encontro as duas equipas alinharam no meio do terreno para receberem as medalhas comemorativas, cuja distribuição foi feita por membros da comissão administrativa da Federação Portuguesa de Basquetebol. O capitão do Sporting -Fernando Vaz, recebeu também a miniatura da Taça que foi a seguir entregar a Góis Mota, presidente da direção. Seguiu-se uma volta ao campo sob constantes aplausos da assistência e dos próprios adversários.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.