1976 – Conquista da Taça de Portugal e 1ª “dobradinha” para o Basquetebol

31 de Julho de 1976. Uma semana depois de se ter sagrado Campeão Nacional, o Sporting ganhou a Taça de Portugal de Basquetebol (pela 3ª vez) ao bater na final o FC Porto por 104-64. Pela 1ª vez na sua História, o Sporting conquistava a “dobradinha” na modalidade.

A partida disputou-se em Coimbra no pavilhão do Estádio Universitário. O Sporting jogou com: Nélson Serra (4), Roque (4), Quim Neves (14), Carlos Sousa (6), Tó Mané, Sobreiro (3), Rui Pinheiro (21), Mário Albuquerque (23), José Carlos (27) e Ventura.

O conjunto verde e branco controlou o jogo desde o princípio tirando partido das tabelas de Quim Neves e dos lançamentos de meia distância de Rui Pinheiro (num momento de forma magnífico). Ao intervalo o Sporting já vencia por 51-38. Na 2ª parte o domínio leonino manteve-se, dando tempo para rodar elementos menos utilizados.

Entre os sportinguistas, Rui Pinheiro (na foto), Mário Albuquerque, José Carlos e Quim Neves foram os homens mais em destaque.

Com uma extraordinário conjunto que juntou uma “geração de ouro” da formação sportinguista, algumas aquisições bem urdidas e jogadores vindos de Moçambique (oriundos dum histórico conjunto do Sporting de Lourenço Marques, que fora campeão nacional em 1971 e 1973), o Sporting era de facto a melhor equipa portuguesa de Basquetebol.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.