2 de Agosto de 1959. Esta foi uma época verdadeiramente notável para o Atletismo do Sporting, que somou os 4 títulos mais importantes – Regionais e Nacionais masculinos e femininos (isto para além de diversos outros triunfos).
Neste dia disputaram-se os Campeonatos Nacionais no Estádio do Restelo. A equipa masculina triunfou pela 4ª vez consecutiva (11ª no total), com 22 pontos de avanço sobre o Benfica. Valentim Baptista foi a grande figura da equipa ao alcançar 3 títulos. Os triunfos individuais:
400m – Valentim Baptista
4X400m – Luís Ludovice, Gonçalves, Campos e Valentim Baptista
400m barreiras – Luís Ludovice
800m – Valentim Baptista
3.000m obstáculos – Joaquim Ferreira
5.000m – Dias Santos
10.000m – Álvaro Conde
Comprimento – Abílio Ascenso
Disco – Manuel Mendes
Vara – Fernando Marques
Nos Campeonatos Femininos as leoas provaram que o título regional alcançado dias antes (após largos anos de supremacia do Belenenses) não fora por acaso e bateram o Salgueiros e as azuis, alcançando o seu 4º título nacional. Os triunfos:
80m barreiras – Maria Fernanda Costa
100m – Maria Fernanda Costa
200m – Maria Manuela Rodrigues
4X100m – Maria Fernanda Costa, Maria Manuela Rodrigues, Maria Preciosa Costa e Ludovina Costa
Comprimento – Ludovina Costa
Para além destes títulos nacionais, os leões, como já referimos, levaram também a melhor a nível regional, avultando o recorde nacional dos 800 metros por Valentim Baptista (com 1m53,5s) e a vitória no disco feminino para “uma tal” de Lídia Faria, que viria a dar que falar!
Numa modalidade que já coleccionava êxitos, será obviamente de destacar as vitórias de Manuel Faria no Crosse. O magnífico atleta do Sporting levou a melhor no Corta-Mato dos Dez, no Torneio de Corta-Mato por Equipas e depois no Nacional, manifestando uma superioridade a todos os títulos notável.
Na foto, Valentim Baptista, o homem mais em foco no Atletismo em pista nesta temporada.