13 de Agosto de 1961. Nesse dia terminou a mais importante prova do calendário velocipédico nacional e o Sporting voltou às vitórias coletivas 20 anos depois, e com alguma surpresa.

O triunfo individual foi para o portista Mário Silva, mas a equipa constituída por João Roque (5º), Pedro Carvalho (6º), Pedro Junior (8º), Arlindo Carvalho (16º), Manuel Graça (17º), Agostinho Brás (48º), Fernando Bandarra (49º), Joaquim Rato (62º), Hélio Rato (65º) e António Pedro Jorge (desistiu na etapa Malveira-Sintra devido a uma indisposição) alcançou um brilhante 1º lugar. Os sportinguistas arrebataram duas etapas, por Arlindo Carvalho e Pedro Junior.

Dias depois a direção do Sporting homenageou os seus ciclistas e o seu treinador (o grande campeão Américo Raposo) por esta bela vitória. Tratava-se duma equipa jovem mas de grande futuro, que constituiram a sensação da competição e que deram ao ciclismo leonino uma das suas maiores vitórias dos últimos anos.

O 4º triunfo coletivo dos leões na Volta a Portugal foi o prenúncio para grandes vitórias que surgiriam alguns anos mais tarde.

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.