1956 – Andebol ganhou tudo

26 de Agosto de 1956. Nesse dia terminou o Campeonato Nacional de Andebol, sagrando-se o Sporting campeão pela 2ª vez (no 4º Campeonato Nacional). A prova decorreu toda no mês de Agosto, e o Sporting começou por derrotar o Benfica por 15-5, fazendo uma exibição concludente. Depois os verde e brancos venceram (em Lisboa) o Vigorosa por 11-4 e o Salgueiros por 7-3. Seguiu-se mais um triunfo expressivo sobre o Benfica por 21-8, e para terminar os leões deslocaram-se ao norte onde bateram o Vigorosa por 13-4 e, já campeões, foram derrotados pelo Salgueiros por 8-6.

Os sportinguistas terminaram a competição com 1 ponto de avanço do Salgueiros, 6 do Vigorosa e 8 do Benfica.

Segundo o jornal “Record”: “A chuva prejudicou as jornadas finais, que não tiveram, assim, a aderência de muito público. O Sporting não encontrou grandes dificuldades em desembaçar-se do Vigorosa na partida decisiva, não se perturbando com o acolhimento pouco favorável por parte do público. No jogo frente ao Salgueiros, que serviu apenas para cumprir calendário, e disputado sob grande dureza, os leões encolheram-se um pouco, acabando por perder naturalmente”. Nesta equipa de campeões, José Santos, Hermínio, Chagas, Brito, Nunes, Veiga e Rui eram as principais figuras dum coletivo muito forte.

Numa temporada gloriosa, na qual o Andebol leonino ganhou todas as provas em que participou, os festejos começaram no Torneio de Abertura – com 10-6 na final ao Almada. O Campeonato Regional foi concluído com uma vitória por 13-5 sobre o Glória numa tarde de grande festa clubista no Parque Mayer.

Na foto a equipa campeã nacional: Ernesto Silva, Fernando Nunes, Rui Lanceiro, José Carlos Boto, Esmeraldo Delié, Pedroso Santos e Arménio Pereira; José Santos, Hermínio Silva, Joaquim Chagas e António Pereira de Sousa.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.