27 de Agosto de 1967. Nesse dia terminou mais uma Volta a Portugal em bicicleta. Os leões entraram na competição com legítimas aspirações. Emiliano Dionísio venceu a etapa inaugural e os verde e brancos provaram sempre ser a equipa mais homogénea da prova (chegando ao final com o triunfo coletivo – pela 6ª vez).

Apesar de tudo o triunfo individual escapou para o belga Houbrechts, da Flandria, com 1m10s de vantagem sobre o leão João Roque. Manuel Correia foi 3º, Leonel Miranda foi 5º e “rei” da montanha. Para o jornal “A Bola”: “A Volta foi brilhante e o Sporting foi o principal ´culpado` de assim ter sido”.

João Roque foi mesmo principal figura do velocipedismo sportinguista em 1967, mas Emiliano Dionísio chamou a si o único título nacional.

Em Abril João Roque começou a dar nas vistas, ao sagrar-se Campeão Regional de fundo numa prova disputada em duas etapas mais contra-relógio. O também leão Leonel Miranda venceu as provas em linha, mas Roque arrasou no confronto decisivo.

1 mês depois o triunfo foi coletivo, no Regional por equipas em contra-relógio. A equipa formada por Leonel Miranda, Emiliano Dionísio e Sérgio Páscoa dominou a corrida, relegando os benfiquistas para o 2º posto. Também na clássica “Porto-Lisboa” os leões triunfaram coletivamente, aí com Vítor Tenazinha (2º), Sérgio Páscoa (3º) e Emiliano Dionísio (8º). No 3º Grande Prémio do FC Porto, Leonel Miranda dominou como quis, sendo 1º na geral, na montanha e na regularidade – o Sporting também venceu por equipas. Nova vitória individual (por João Roque) e coletiva surgiu no Grande Prémio da Associação de Ciclismo do Sul, prova que antecedeu a competição rainha da modalidade no nosso país – a Volta a Portugal em Bicicleta.

Já na parte final da temporada João Roque sagrou-se Campeão Regional de rampa com 13 segundos de vantagem do também sportinguista Carlos Santos.

Para terminar a temporada em beleza Emiliano Dionísio sagrou-se Campeão Nacional de velocidade após luta empolgante com o seu colega de equipa Sérgio Páscoa, numa final que teve direito a 3 mãos após um empate na duas primeira “mangas”.

Foto: João Roque

Post to Twitter

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.